Mobilidade é um dos maiores desafios para Balneário continuar em alta no turismo





Balneário Camboriú participou do Smart City Expo Curitiba, que recebeu os maiores especialistas em cidades do futuro, para debater temas relacionados à tecnologia, governança, cidades sustentáveis, inovação digital e desenvolvimento econômico. 

No setor de exposição, o público conheceu temáticas sobre meio ambiente, tecnologia, mobilidade e transporte, educação, energia, governo, infraestrutura e sociedade.

O evento com chancela da Fira Barcelona aconteceu pela primeira vez no Brasil, na última semana de fevereiro.

O diretor de Turismo Nelson Oliveira e o diretor de Trânsito Carlos Santi representaram Balneário Camboriú no Smart City. 

Eles conheceram as melhores soluções e casos já implementados no país e no mundo para refletir sobre o futuro das cidades, as soluções mais aplicadas para iluminação pública, mobilidade urbana/humana, energia renovável, softwares/apps gratuitos para soluções interativas com a comunidade.

Segundo o diretor de Turismo, o congresso serviu para apresentar os avanços já alcançados a partir das bases tecnológicas, colocando a importância dos líderes nestes processos, que tem o desafio de aproximar o poder público, privado e acadêmico, salientando que as demandas de cada cidade são muito específicas e por conta disso, as soluções devem vir de dentro para fora, ou seja as ferramentas para solucionar os grandes gargalos e problemas sociais econômicos das cidades dependem do envolvimento de forma efetiva de todos os atores.

“O nosso olhar foi mais focado no turismo. Verificamos algumas oportunidades, para mobilidade com conectividade, as quais defenderemos a implantação em nossa cidade. Acredito que hoje é um dos maiores desafios para a Capital do turismo, continuar sendo uma boa cidade para investir, viver e ser visitada e isso passa por investimentos e apostas na questão da mobilidade”, salientou.

Com tudo que viu e ouviu, a conclusão é que Balneário Camboriú precisa inovar e se reinventar de forma contínua.

“Por sermos uma cidade turística, fomentar atrativos e soluções que busquem na tecnologia a melhoria de serviços básicos para que o turista encontre aqui mais conforto, durante sua permanência a cidade. 

Acredito que temos muitas oportunidades utilizando bases tecnológicas para transformação de uma cidade mais inteligente, humana e sustentável. 

Outro grande desafio é a nossa legislação municipal, que precisa sinalizar que a cidade está aberta para as práticas e iniciativas inovadoras”, argumenta o diretor de Turismo.



O diretor de Turismo 'experimentando' uma das inovações expostas no evento, o quadriciclo elétrico da Renault. Os carros elétricos foram homologados em 2017, tem planos piloto em Foz do Iguaçu, Curitiba e Brasília, permitindo rodar no perímetro urbano.


Assuntos em destaque

Blochchain - Uma das palestras mais concorridas foi da empresária, autora e palestrante britânica Tia Kansara, da Replenish Eart, especialista em cidades sustentáveis. Ela falou sobre as transformações que o blockchain pode trazer para cidades inteligentes.


“Em 2050, teremos 66% da população mundial vivendo em cidades. É quase o dobro da nossa realidade atual. Para os problemas multidimensionais que esse cenário vai gerar, precisamos de soluções tecnológicas multidimensionais. 

Nesse sentido, o uso de blockchains remove a necessidade de intermediários como instituições governamentais e bancárias no gerenciamento das relações entre pessoas e empresas. Esse sistema descentralizado gera uma enorme quantidade de memória compartilhada na próxima geração da internet, que causará impacto nas cidades. 

Cada interação que fazemos gera uma mudança permanente na rede, além de criar nossos avatares digitais, com todo nosso comportamento de usuários. Questões como IOT de Segurança, privacidade, novos modelos econômicos e combate à corrupção estão relacionadas a esta realidade de blockchain”.

(O blockchain, também conhecido como “o protocolo da confiança” é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. 

São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado).

Gestão ambiental - Outra palestra concorrida foi a do jornalista André Trigueiro, especialista em gestão ambiental, apresentador e editor-chefe desde 2006 do programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews. 

Ele abordou a questão do futuro sustentável para as nossas cidades, sem o qual as soluções inteligentes e tecnológicas se tornam infrutíferas.

“A realidade municipal pelo Brasil está distante do conceito de smart city. 

Nossas cidades são pobres e inadimplentes, com prefeitos muitas vezes analfabetos funcionais sem equipes capacitadas a redigir os projetos para solicitar os fundos existentes em Brasília. Nesse contexto, o planejamento inicial para estes municípios requer um diagnóstico de problemas, a reunião de pessoas capacitadas e a busca de recursos materiais e humanos. 

Iniciativas de estímulo às práticas sustentáveis que estão produzindo efeito pelo país, como impostos inteligentes (ICMS Ecológico e IPTU Verde, por exemplo) oferecem recursos extras aos municípios que preservarem seus mananciais e áreas verdes, além de reduzir seus espaços de lixo a céu aberto. 

O IPTU Verde, que já é realidade em capitais como Curitiba, Salvador, Goiânia, Cuiabá e Porto Alegre, cidadãos que possuírem em suas casas coletor solar, iluminação e ventilação natural, captação de água da chuva ou telhados verdes, por exemplo, podem ter alíquota reduzida ou até mesmo isenção de IPTU, afinal estão ajudando o município a ser mais sustentável”.

Nenhum comentário: