Como inovação e sustentabilidade na indústria podem transformar o PR

No Paraná, o setor industrial começa a desenhar o caminho para alcançar grandes mercados por meio de conceitos fundamentais para o futuro



Por Sistema Fiep


O mundo está a um clique de distância. A informação circula em tempo real. O consumidor está cada vez mais exigente. O cenário político-econômico do país pede agilidade e adaptabilidade nos negócios. 

Como reagir diante de tantos fatores sem ser devorado pelo mercado?


A resposta pode estar em duas palavras: inovação e sustentabilidade. Inovar significa desbravar oportunidades de mercado, com criatividade e inventividade. 


Ser sustentável, por sua vez, tem a ver com garantir a longevidade dos negócios, mantendo-se ativo e competitivo frente todas as mudanças de cenário.


Quem consegue combinar as duas coisas está um passo à frente. O Paraná começa a desenhar seu trajeto. É o que mostram as Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade, pesquisas feitas pelos Observatórios Sistema Fiep


Os resultados trazem um olhar detalhado sobre o desenvolvimento da indústria paranaense em relação aos dois conceitos. 

Para facilitar a participação dos empresários, a pesquisa é feita em plataforma 100% online, com representantes de indústrias de todas as regiões do estado.


Sustentabilidade da indústria do Paraná: o começo de um longo caminho

As Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade mostram diferenças de cenário entre as empresas de micro, pequeno e grande porte. 

Enquanto as maiores já adotam programas de sustentabilidade produtiva e ações em seu entorno, negócios menores ainda têm dificuldades em desenvolver práticas mais sustentáveis no dia a dia.

É aí que entra o trabalho dos Observatórios Sistema Fiep. Marilia Souza, Gerente dos Observatórios, conta que o objetivo das Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade é desmistificar os conceitos dentro do setor industrial. 

“O empresário consegue visualizar as áreas de negócio da sua empresa e perceber a influência da inovação e sustentabilidade na competitividade. 

Os conceitos se tornam mais tangíveis e permitem repensar estratégias com base nos diagnósticos”, explica Marilia.


As Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade levam às indústrias do Paraná um panorama sobre diferentes áreas de negócios.  (Foto: Gelson Bampi)
As Bússolas da Inovação e da Sustentabilidade levam às indústrias do Paraná um panorama sobre diferentes áreas de negócios. (Foto: Gelson Bampi)


A Tecnotam é um exemplo de indústria paranaense que tem a sustentabilidade como fio condutor dos negócios. 

Localizada em Balsa Nova, trabalha da indústria para a indústria; coletando, recuperando e colocando de volta no mercado embalagens plásticas e metalizadas. 

“Observamos as melhores práticas de mercado fazendo benchmarking e implantando tudo de mais moderno em nossa unidade aqui no Paraná”, conta Juliana Rodrigues, Diretora Administrativa Financeira da Tecnotam.

“Para nós, sustentabilidade é tudo aquilo que gera valor ao negócio e à sociedade. 

Temos observado a preocupação e a adesão crescente da comunidade. Ainda temos um grande caminho a percorrer em relação à conscientização e valorização dos produtos e serviços. 

Acreditamos que a sinergia entre comunidade, educação, indústria, órgãos públicos e governo trará um resultado excelente para a sustentabilidade em nosso país”, indica Juliana.

A empresa opera com processos automatizados para higienizar, reciclar e triturar embalagens industriais. As embalagens novas – que também podem ser produzidas com matéria-prima virgem - são utilizadas por indústrias; enquanto aquelas que não podem voltar ao mercado são trituradas e destinadas de forma adequada.

Falando de inovação

Mais do que avaliar o desempenho das indústrias, o levantamento feito pelos Observatórios Sistema Fiep ajuda a impulsionar as atividades de inovação no estado.

Combinando o diagnóstico com o desenvolvimento de programas e consultorias para indústrias de todos os portes, o trabalho mostra uma boa evolução do Paraná neste quesito. 

“É o primeiro ano que participamos da Bússola. Desde a divulgação dos resultados, observamos maior acesso às nossas redes de relacionamento, interesse de outras empresas por nossa atividade e nossas práticas”, destaca Juliana.

Três das principais inovações realizadas nas indústrias paranaenses estão relacionadas com o produto final: 

57% dos participantes do levantamento trabalharam em melhorias de produtos, 55% concentraram esforços no desenvolvimento de novos produtos e 
17% investiram em design e embalagem. 

O processo produtivo também merece destaque: 48% implantaram melhorias nos processos atuais e 38% desenvolveram novos processos. 

Das 503 empresas participantes, todas têm realizado uma ou mais ações de inovação.

Sistema Fiep. Nosso i é de indústria.

Nenhum comentário: