Conheça a escola livre que fica em uma comunidade sustentável na Bahia!

Em Piracanga, no sul da Bahia, há uma escola que dispensa a lousa, os uniformes, o caderno e a chamada. 

Com a proposta de uma Educação Viva,  em  que  a criança vive em um ambiente   protegido  em  que  pode  ser  livre, a Escola Viva Inkiri   dá suporte à educação de cerca de 30 crianças.

O intuito é manter a criança concentrada em si mesma, consciente do que quer e do que está fazendo aqui, neste planeta“, afirma a escola, que leva espiritualidade a sério e acredita que cada criança já nasce com tudo aquilo que precisa para viver: da felicidade às habilidades.

Diferente de qualquer escola a qual estamos acostumados, a Escola Livre se baseia na criatividade espontânea e permite que a criança escolha as atividades que deseja desenvolver – seja a pintura, o teatro, a marcenaria ou uma soneca. 

Fica evidente a importância de não propor tarefas, sejam elas aulas olhando para o quadro ou uma atividade artística. 

A vontade deve vir da criança“, afirma a escola, que funciona desde 2008 sob a coordenação da educadora uruguaia Ivana Jauregui.

escola-inkiri1

Ivana teve a ideia de criar uma escola diferente ao dar à luz seu primeiro filho e, após viajar o mundo em busca de métodos para educação livre, encontrou em Piracanga a oportunidade de dar início à Escola Livre Inkiri. 

O ambiente possui áreas para atividades de marcenaria, uma cozinha, uma sala de leitura e, apesar de as crianças serem livres para “fazerem o que têm vontade”, a convivência na escola é pautada por valores como o respeito e organização

A metodologia usada pela escola é radicalmente diferente dos modelos tradicionais, o que nos faz repensar sobre o padrão lousa-caderno. “Na escola, o aprendizado está enxugado e limitado dentro de uma casinha, com um professor, um quadro e colegas com folhas em branco para responder. Mas a gente não aprende só quatro horas. 

Aprende o tempo inteiro. Como fica o resto do dia?“, questiona a educadora.

A proposta da escola está intimamente ligada aos preceitos sobre os quais vive a Comunidade Inkiri, em Piracanga. 

Criada por um casal de portugueses, a comunidade acredita na espiritualidade e nas relações sustentáveis com a natureza como forma de viver plenamente e em paz. Ao todo, lá habitam 5 bebês, 19 crianças, 9 jovens e 30 adultos

Todos eles vivem de forma simples e equilibrada, fabricando seus próprios produtos e confiando na espiritualidade. Além da Escola Livre Inkiri, a comunidade também oferece a Universidade Livre Inkiri, um programa voltado para jovens que buscam a mesma proposta de iluminação e transformação interna, e a Escola das Artes, um espaço voltado para a liberdade de se expressar artisticamente. 

Além dos moradores, a comunidade recebe visitas de pessoas de todo o mundo para a participação nas escolas e nos cursos ofertados.

Saiba mais nos vídeos abaixo:

Escola Viva Inkiri



Comunidade de Piracanga

 
  piracanga from  on Vimeo

escola-inkiri2
escola-inkiri3
escola-inkiri4
escola-inkiri5
escola-inkiri6
escola-inkiri7
escola-inkiri8
escola-inkiri9
escola-inkiri10
escola-inkiri11
escola-inkiri12
SONY DSC

Todas fotos © Escola Viva Inkiri

Nenhum comentário: